Presidente do Conselho reuniu-se com o gerente de Ensino da Regional de Monteiro

O presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira, reuniu-se com o gerente da 5ª. Regional de Ensino (Monteiro), professor Aristtotenes da Silva Prata, no último dia 20 de março. A reunião partiu da presidência, que teve a iniciativa de visitar e conhecer in loco todas as 14 regionais de ensino do Estado. Segundo o prof. Carlos Enrique, “o Conselho buscará fortalecer seus laços com as gestoras e gestores de cada regional de ensino, a fim de conhecer as potencialidades, debilidades e os desafios do Sistema em cada região”.

A reunião teve também por objetivo apresentar o Plano de Trabalho da presidência para o biênio de 2017-2019 e escutar sugestões.

O professor Aristtotenes Prata apresentou os dados sobre a região e analisou o trabalho feito nos últimos anos, bem como apresentou os principais desafios que o Cariri enfrenta, um deles é a  questão da água – tão importante nesse ecossistema – cuja  escassez é motivo
de preocupação e de ações político-educacionais da Regional. Um dos projetos estruturais para dar conta dessa realidade é o estabelecimento de uma escola técnica e de cursos que versarão sobre “tecnologias da água”, “desenvolvimento sustentável” e afins. Segundo Aristtotenes,esse projeto está sendo desenhado para contar com a parceria de universidades e do governo de Israel. Como se sabe, Israel destina uma atenção prioritária, há décadas, para os estudos e avanços científicos nesse campo.

O prof. Carlos Enrique parabenizou a iniciativa, colocando o Conselho à disposição naquilo que for de sua alçada. A “iniciativa da regional de Monteiro está em plena sintonia com as demandas imediatas da população local, dos problemas cotidianos e das potencialidades do Cariri e, ao passo, em sintonia com a Agenda 2030 da ONU. Trata-se de uma iniciativa exemplar” – disse  o presidente do Conselho.