Estudantes do Gira Mundo Portugal foram recebidos hoje pelo Governador Ricardo Coutinho, o CEE-PB esteve presente.

O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta segunda-feira (2), os 25 alunos da rede estadual de ensino que fizeram um intercâmbio de cinco meses em Portugal, através do programa Gira Mundo.
Os estudantes foram representados pela aluna Clara Rodrigues na solenidade. A estudante agradeceu a oportunidade ímpar conferida à todos e ressaltou a riqueza de experiências que todos tiveram nesse intercâmbio. Ainda que tenhamos laços históricos e linguísticos, disse, pudemos observar também diversidades marcantes. Aprendemos muito do ponto de vista do ensino-aprendizagem mas também crescemos do ponto de vista da cultura.
O governador argumentou que esse Programa é parte de um conjunto de políticas públicas que buscam valorizar o protagonismo juvenil e fortalecer o sistema público de ensino. São ações que objetivam dar oportunidade para todos.
Destacou: “O Gira Mundo é uma janela aberta para o futuro dos jovens. Este Programa busca proporcionar os mesmos direitos e oportunidades aos filhos do povo que talvez nunca teriam a chance de estudar em outros países e conhecer novas culturas”.
O presidente do CEE-PB, Carlos Enrique, esteve presente na solenidade e considerou que o Programa Gira Mundo é um marco na educação paraibana, por sua ousadia e seriedade. O professor, que é da área de Relações Internacionais, defendeu a importância da internacionalização do ensino, da mobilidade internacional, como uma forma de desenvolvimento multidimensional. Frisou que é uma cooperação em que todos ganham. Ganha o estudante, a partir de novas experiências culturais e de metodologias de ensino, ganha a escola, que passa a conhecer e integrar essas novas expertises, ganha o Estado, já que se promove a avanço do conhecimento mas também a cultura da amizade entre os povos e os direitos humanos.
O Gira Mundo Portugal representa mais de R$ 1,1 milhão de investimento e, em todas as edições do Programa Gira Mundo, o Governo do Estado já investiu R$ 6 milhões.

 

© 2018 Todos os direitos reservados. CEE/PB Núcleo de Tecnologia da Informação.
''