Cuité: O Conselho Estadual de Educação na estrada

Situada na microrregião do Curimataú Ocidental a cidade de Cuité abriga a 4A Regional de Ensino do Estado da Paraíba. Esta Regional atende e é composta por 12 munícipios, possui 21 escolas estaduais, 5 escolas privadas e duas instituições de ensino superior públicas (um campus da UFCG e outro do IFPB).
Na última quarta feira, 11 de outubro, o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira, reuniu-se com a gerente regional Professora Maria das Graças Medeiros de Almeida na sede da 4A. Regional em Cuité.
A reunião tratou, por um lado, da realidade educacional da região e, por outro, da agenda e propostas do Conselho (que inclui uma interação mais orgânica com as regionais de ensino) para o biênio. Para o Professor Carlos Enrique “a visita do presidente do CEE à todas regionais de ensino é um dever”, pois, segundo ele, “precisamos estar envolvidos diretamente e conhecer amiúde as realidades e especificidades locais para melhor pensar o sistema estadual da educação”. Explicitou: “os atos normativos que produzimos e a agenda do Conselho só tendem a ganhar se forem feitas em parceria com as regionais e em sintonia com o cotidiano da escola”. A Professora Maria das Graças comentou o encontro, disse: “realizamos uma troca de experiências e informações importantes nesse dia que redundaram, por exemplo, no acordo em realizarmos uma reunião com diversos gestores escolares, secretários de educação dos municípios, e outros interessados, com o CEE para precisarmos e conhecermos melhor os trâmites de diversos processos que envolvem as escolas e o Conselho”. E sumarizou: “agindo como parceiros, quem ganha são os alunos, e todo o sistema”.
As visitas e as reuniões às regionais obedecem uma diretriz acordada no pleno do CEE, é colocar o “Conselho Estadual de Educação na estrada”, como explanou o Vice Presidente do Conselho Professor Américo Falcone, “este é um momento de ampliar e fortalecer as parcerias em prol da educação do Estado”, disse.

© 2018 Todos os direitos reservados. CEE/PB Núcleo de Tecnologia da Informação.